Esta é uma proposta de ensino para todos os
instrumentos musicais.
Tive a preocupação
que o material dos jogos fosse o mais adequado possível para que a assimilação
dos novos conhecimentos fosse feita com clareza, de forma lúdica e sem poluição
visual.
A ideia é que seja um processo
contínuo, porque ao jogar a criança está manuseando com material concreto, para
que depois vá para o caderno e partituras, sempre com o intuito de manter a
sequência pedagógica musical. É um aprendizado fantástico.
Os jogos são ferramentas facilitadoras
das aulas, que podem ser individuais ou coletivas. Assim, o estímulo do
professor e a utilização dos jogos, além de transmitir conteúdo de uma forma
muito eficiente, tornam as aulas muito mais dinâmicas e prazerosas.
A intenção é que o aluno se aproprie
da linguagem musical através das brincadeiras, respeitando cada etapa do conhecimento
da aprendizagem teórico musical, pois eles são facilitadores nesse processo.
Com uma extensa pesquisa bibliográfica sobre o
tema e por meio da prática com meus alunos em sala de aula, pude concluir que no
desenvolvimento da alfabetização musical que o aluno vivencia há uma sequência
lógica, assim como na alfabetização escolar.
Na elaboração e confecção dos jogos
conto com a ajuda de meu filho Cassiano, que cuida da parte artística e da
produção, enquanto eu cuido da parte pedagógica e musical. A partir do próximo
post começaremos a apresentar os jogos pedagógicos musicais.
Um grande abraço
Nenhum comentário:
Postar um comentário