PERCUTINDO O CORPO
Com imã RS 55,00
Sem imã R$ 45,00
Componentes do jogo: 24 placas com combinações distintas: 4
mãos ; 4 pés ; 4 mãos na cabeça; 4 placas com seta apontando para boca; 4 mãos
no peito e 4 palmas.
Jogadores: Pode ser usado em aulas individuais
ou coletivas.
Objetivo: Identificar as partes do corpo
através de uma leitura dos símbolos gráficos, onde executamos uma ação,
trabalhando: pulso, coordenação motora, independência entre mãos e pés, esquema
corporal, planejamento motor, velocidade de raciocínio e lateralidade.
O
jogo deve ser aplicado com alunos iniciantes em música e também em contextos
terapêuticos para o trabalho voltado para psicomotricidade e coordenação
motora.
Como jogar: Pode ser jogado sentado ou em pé. O
professor cola numa lousa metálica ou numa placa de metal (para fotos) as
figuras que pretende ler com a turma. Deve ser feita uma sequência da esquerda
para a direita, alinhada. O professor deve convencionar os seguintes comandos:
Palmas
– bater palmas;
Mão
direita – bater mão direita na coxa ou na mesa;
Mão
esquerda – bater mão esquerda na coxa ou na mesa;
Pé
direito – bater pé direito no chão;
Pé
esquerdo – bater pé esquerdo no chão;
Seta
na boca – Combinar antes de fazer um som com a boca;
Mão
na cabeça – bater a mão na cabeça;
Mão
no peito – bater a mão no peito;
A
partir disso, o professor pode colocar várias placas em sequência e marcar uma
pulsação ou colocar uma música e os alunos devem cumprir os comandos de
percussão corporal.
Observação: Para pessoas com
deficiência cognitiva, autismo, déficit de atenção ou problemas neurológicos
que gerem sequelas motoras ou cognitivas o ideal é começar com sequencias muito
simples, exemplo: palmas e mãos na cabeça. Aos poucos vai inserindo os outros
símbolos. As mãos e pés (direito e esquerdo) devem ser inseridos por último,
pois exige que o aluno saiba o que é direito e esquerdo e esse conceito pode
ser complexo para pessoas com certas patologias ou com crianças muito pequenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário