Em 2009, eu recebi um desafio de
iniciar pianisticamente crianças de 6 anos que vinham do curso de Musicalização Infantil. Esse curso é
ministrado para crianças a partir de 4 anos dentro do Conservatório de Tatuí,
onde desenvolvo meu trabalho.
Na época eu estava frequentando o
Curso de Musicalização para Educadores no mesmo conservatório, (o qual
recomento para todos, pois o curso é ótimo) e pensei em fazer um elo entre o que os alunos aprendiam lá, dando assim continuidade ao
processo de ensino, no meu instrumento, que é o piano.
Essa minha abordagem deu certo!
As crianças de hoje já trazem um diferencial em
sua forma de ser, são mais ágeis e dinâmicas, o que faz com que tenhamos que
apresentar materiais que prendam sua atenção e que promovam o aprendizado de
uma maneira lúdica e prazerosa.
Conheci alguns jogos pedagógicos e comecei a trabalhar
com eles durante o período da aula. Esses jogos foram ferramentas poderosas
para ajudar no aprendizado. Tinha que ser algo concreto e dessa forma as aulas
se tornavam mais criativas e instrutivas e o aprendizado dos alunos se
desenvolvia com grande eficácia.
Então
comecei a pesquisar estratégias e as transformava em jogos, sempre em função da
necessidade dos alunos diante das inúmeras informações do código musical que
elas precisam dominar ao tocar o instrumento, no nosso caso, o piano.
Entretanto, essa abordagem pode ser utilizada para todos os instrumentos e para
alunos iniciantes, não importando a idade.
Nós educadores
temos que estar atentos e pensar que hoje em dia, estamos competindo no ensino
da música. No passado era com a natação, inglês, pintura, mas hoje competimos
também com a tecnologia, à qual desde cedo as crianças estão tendo acesso. E
nós temos que ganhar tempo, pois é uma competição muito desigual, e como
educadores, temos a responsabilidade de fornecer aulas em que os alunos tenham interesse
e prazer, tenham acesso a materiais que desenvolvam suas habilidades psicomotoras.
Com estes
materiais pesquisados e desenvolvidos, observei que meus alunos tinham prazer
em voltar para a aula seguinte, pois as aulas eram dinâmicas e deixavam sempre
um gostinho de quero mais!
Foi um
sucesso!!! O primeiro retorno foi dos
próprios alunos, mas também tenho o retorno de pais, avós, tios que levam as
crianças para as aulas e comentam comigo que eles ficam contando os dias para
voltar na aula seguinte.
Meu desejo
é compartilhar com vocês esse material que foi testado não só por mim, mas
também por colegas de trabalho e que tem tido um retorno eficaz no aprendizado
dos alunos.
Bem, para
encerrar quero dizer a você que a palavra chave do meu trabalho é o amor. Através
do amor criamos motivação, estímulo, estabelecemos vínculos com nossos alunos,
e a aula fica mais criativa. Eu entendo que quanto mais estimularmos nossos
alunos, mais provocamos neles reações e respostas que se traduzem em um nível
maior de aprendizado e satisfação.
Um grande
abraço,
Beth
como faço para aquirir esses jogos? qual o vaor? one os encontro?
ResponderExcluirOi Elizete...tudo bem? É um prazer falar com você..
ExcluirEstou começando disponibilizar os jogos, fotos e preços no blog.Se você quiser pode também entrar em contato conosco pelo nosso e-mail harmoniajogos@gmail.com.
Um grande abraço
Beth