Os jogos são
ferramentas facilitadoras que estimulam a motivação para aprender, pois através
dessa atividade, o processo de assimilação dos conteúdos musicais torna-se muito
mais prazeroso.
Os jogos
também propiciam criatividade, interação, participação ativa e respeito através
de uma competição saudável, transformando a aula em novas oportunidades para um
aprendizado efetivo. São importantes indicadores do desenvolvimento cognitivo
da criança, pois através deles o professor pode observar como cada aluno está
absorvendo esse conhecimento.
Sabemos que o cérebro controla nossas
ações e pensamentos, bem como nossas atividades musicais. Dessa forma, à medida
que joga, o aluno vai tentando antecipar o que vai acontecer em seguida e se envolve
completamente, o que lhe trás grande agilidade mental e corporal.
Às vezes
podemos ouvir alguém falar que ao trabalhar com os jogos, as crianças ficam só
brincando, se divertindo. Não é bem assim. Tudo é voltado e pensado para um
crescimento musical dos alunos; uma forma de aprender brincando. Entretanto,
para que isso ocorra de uma forma efetiva, devemos adotar todo um suporte
técnico e pedagógico para
assegurar o sucesso da iniciativa.
“Juntamente
com os processos de imitação e os sonhos, as atividades do jogo são meios
essenciais para o desenvolvimento da representação mental e constituem
importantes indicadores do desenvolvimento cognitivo da criança. Através do seu
componente lúdico, ele promove a aprendizagem e o desenvolvimento nas esferas
afetiva, social, criativa, moral, intelectual e emocional (Piaget,1951;
Vygotsky, 1978, Negrine, 1994 apud
FRANÇA E GUIA).”
Bibliografia:
FRANÇA, Cecília Cavalieri e GUIA, Rosa
Lúcia dos Mares. JOGOS PEDAGÓGICOS PARA
EDUCAÇÃO MUSICAL. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
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