segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Percutindo o Corpo

PERCUTINDO O CORPO
Com imã RS 55,00
Sem imã R$ 45,00 



Componentes do jogo: 24 placas com combinações distintas: 4 mãos ; 4 pés ; 4 mãos na cabeça; 4 placas com seta apontando para boca; 4 mãos no peito e 4 palmas.
Jogadores: Pode ser usado em aulas individuais ou coletivas.
Objetivo: Identificar as partes do corpo através de uma leitura dos símbolos gráficos, onde executamos uma ação, trabalhando: pulso, coordenação motora, independência entre mãos e pés, esquema corporal, planejamento motor, velocidade de raciocínio e lateralidade.
O jogo deve ser aplicado com alunos iniciantes em música e também em contextos terapêuticos para o trabalho voltado para psicomotricidade e coordenação motora.

Como jogar: Pode ser jogado sentado ou em pé. O professor cola numa lousa metálica ou numa placa de metal (para fotos) as figuras que pretende ler com a turma. Deve ser feita uma sequência da esquerda para a direita, alinhada. O professor deve convencionar os seguintes comandos:
Palmas – bater palmas;
Mão direita – bater mão direita na coxa ou na mesa;
Mão esquerda – bater mão esquerda na coxa ou na mesa;
Pé direito – bater pé direito no chão;
Pé esquerdo – bater pé esquerdo no chão;
Seta na boca – Combinar antes de fazer um som com a boca;
Mão na cabeça – bater a mão na cabeça;
Mão no peito – bater a mão no peito;
A partir disso, o professor pode colocar várias placas em sequência e marcar uma pulsação ou colocar uma música e os alunos devem cumprir os comandos de percussão corporal.

Observação: Para pessoas com deficiência cognitiva, autismo, déficit de atenção ou problemas neurológicos que gerem sequelas motoras ou cognitivas o ideal é começar com sequencias muito simples, exemplo: palmas e mãos na cabeça. Aos poucos vai inserindo os outros símbolos. As mãos e pés (direito e esquerdo) devem ser inseridos por último, pois exige que o aluno saiba o que é direito e esquerdo e esse conceito pode ser complexo para pessoas com certas patologias ou com crianças muito pequenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário